AS CRIANÇAS SÃO A MELHOR COISA DO MUNDO

São fonte de alegria e de sorrisos e raramente fingem quando estão doentes...
Este é mais um espaço que espero útil para aqueles que por cá passem ...

02/06/2010

ALERGIA/INTOLERÂNCIA ÀS PROTEÍNAS DO LEITE DE VACA

As fórmulas para lactentes ("leite em pó"), o leite de vaca em natureza e outros produtos como iogurtes, bolacha-maria, creme/natas contêm proteínas de leite de vaca. Quando os bebés deixam de amamentar de forma exclusiva entram em contacto com estas proteínas e alguns podem ter reacções alérgicas como falta de ar, manchas na pele ou vómitos/diarreia (por vezes com sangue). Estas situações não se associam a febre e talvez a situação mais perigosa seja mesmo a dificuldade respiratória. Se tiver esta suspeita fale com o médico assistente e se ele aconselhar evite estes alimentos. Há leites próprios para crianças com alergia às proteínas do leite de vaca. A reintrodução destes leites deve ser feito em ambiente hospitalar pelo risco de aparecimento de dificuldade em respirar. O rótulo de alergia às proteínas do leite de vaca não tem que ser eterno porque os bebés pequenos podem fazer alergia mas mais tarde podem deixar de o fazer e alimentar-se livremente. Não confundir alergia às proteínas do leite de vaca com intolerância à lactose. São coisas diferentes e desta última falaremos numa próxima oportunidade.

MB

2 comentários:

joaoholiveira@iol.pt disse...

E é possível essa intolerância ser apenas parcial? O meu filho dava-se bem com o leite em pó até aos 12 meses(conteúdo em proteína com cerca de 50% de proteína de leite de vaca) e há largos meses que come iogurtes. A partir daí (tem agora 14 meses), tanto o leite em pó (100% da proteína derivada do leite de vaca) como o leite "de pacote" começaram a provocar-lhe prisão de ventre, principalmente à noite, e, aparentemente, erupções cutâneas (ainda que estas possam estar relacionadas com outra coisa qualquer) pelo que optámos por passar a dar-lhe leite de soja, até conseguirmos obter aconselhamento médico.

MB disse...

Bom dia! Pode haver intolerancia transitoria relacionada com as proteinas de leite de vaca, mas por vezes algumas infecções virais ou o calor, entre outras situações podem dar lesões cutâneas e, normalmente a intolerância traduz-se mais como diarreia.Fale com o seu médico para aconselhamento, porque este vai estar atento a alguns factores nomeadamente a evolução da curva do peso e do comprimento e em caso de suspeita podem ser feitos alguns testes.