AS CRIANÇAS SÃO A MELHOR COISA DO MUNDO

São fonte de alegria e de sorrisos e raramente fingem quando estão doentes...
Este é mais um espaço que espero útil para aqueles que por cá passem ...

11/07/2010

A ICTERICIA

A ICTERÍCIA é a coloração amarela que as escleróticas (parte branca dos olhos) e a pele adquirem. Ela tem muitas causas, umas naturais e benignas, outras que traduzem doença. A icterícia é muito frequente em recém-nascidos, sobretudo naqueles que são prematuros; que tiveram irmãos com icterícia neonatal; que nasceram por ventosa (e têm um hematoma craniano) e que fazem alimentação materna exclusiva. No entanto, esta icterícia não é patológica e por isso os pediatras na maternidade vão avaliando o recém-nascido para perceber se estes valores são aceitáveis para as horas de vida que têm e se é necessário fazer análises e realizar fototerapia (aquela luz ultravioleta como a do solário) para a icterícia não atingir valores que possam fazer mal ao bébé. Por vezes, quando os bébés nascem, podem ficar ictéricos porque o sangue deles e da mãe é incompatível e é preciso vigiar.

A icterícia, independentemente da idade e juntamente com outros sintomas/sinais associados, como fezes brancas, urina escura "cor de coca cola", febre, mal estar geral, significará doença e deve consultar o médico assistente.

MB

1 comentário:

Rita disse...

os meus 3 filhos tiveram, 2 deles, bastante mas sem nunca precisar de fototerapia, pois nos 3 filhos, recorri a uma mezinha que na altura me foi aconselhada por muita gente de familia e mesmo o pediatra disse que resolvia e deu me sempre resultado

uma colher de café de água das pedras.... é tiro e queda