AS CRIANÇAS SÃO A MELHOR COISA DO MUNDO

São fonte de alegria e de sorrisos e raramente fingem quando estão doentes...
Este é mais um espaço que espero útil para aqueles que por cá passem ...

16/10/2010

PEDICULOSE... OU MAIS VULGARMENTE PIOLHOS

A Pediculose é uma doença conhecida por todos e torna-se o pesadelo de muitos pais e crianças. É muito frequente em infantários e escolas e atinge todas as classes sociais. Os piolhos infestam cabelos, corpo ou pêlos mas o couro cabeludo é sem dúvida, o mais frequentemente atingido, dando aquela comichão típica que põe os miúdos doidos agarrados à cabeça. O contacto directo (cabeça com cabeça) ou indirecto (pela partilha de objectos como escovas, pentes, chapéus) é a forma de transmissão e a melhor forma de detectar os piolhos, assim como os ovos que lá depositam é com um pente com muitooooos dentes (quanto menor o intervalo entre os dentes maior a probabilidade de não deixar escapar os bichos). Depois, o tratamento vai desde receitas caseiras como colocar azeite ou cortar/rapar cabelo, até medidas farmacológicas como os vários medicamentos que existem no mercado (e que não posso publicitar:)).

MB

3 comentários:

Anónimo disse...

Eu andei, na luta desta praga durante a Primavera/Verão :( Agora rezo para que não volte a ter, apesar que já circula na escola que continuam a existir focos :( T.

Ana Carvalho disse...

Nem de proposito...
a minha filhota apanhou isso na escola, e ha 3 dias que andamos a tentar mata-los. Nao fui ao medico, aconselharam-me na Farmacia um spray ( eu ate queria o Quitoso), que se aplica de semana a semana. Tenho receio que nao seja eficaz, alem de que ja fui chamada a atençao pela educadora, e confesso que fiquei com vergonha! Acho que não tem problema nenhum, mas sempre associei a falta de higiene. No Inverno lavava a cabeça a criança, dia sim dia não. Desde ha dois dias lavo diariamente, e nem sei faço bem... porque fricciono o couro cabeludo... Enfim ,tenho muitas duvidas! Ela tem 5 anos, nunca tinha tido, e eu enquanto criança tb nunca tive... Agora morro de medo que me "pegue" a mim.... :)
gostaria de ver este tema um pouco mais desenvolvido! Agradecia mesmo, pois estou assustada!

Dan Shaw disse...

Há uma maneira mais! É uma máquina que vai eliminar todas eles de uma vez. É seguro, livre de químicos e barato. Se chama LOUSBUSTER http://lousebuster.pt