AS CRIANÇAS SÃO A MELHOR COISA DO MUNDO

São fonte de alegria e de sorrisos e raramente fingem quando estão doentes...
Este é mais um espaço que espero útil para aqueles que por cá passem ...

17/02/2012

SUPOSITÓRIOS PARA A TOSSE

Boa noite a todos,



De acordo com o Infarmed (Autoridade Nacional do Medicamento e do Produto), o uso de supositórios contendo derivados terpénicos, utilizados para o tratamento da tosse, é contra-indicado em crianças com idade inferior a 30 meses e em crianças com antecedentes de epilepsia, convulsões febris ou história recente de lesões anorrectais. Os derivados terpénicos são obtidos a partir de compostos naturais de origem vegetal e incluem substâncias como a cânfora, o cineol (eucaliptol), niaouli, tomilho, terpineol, terpina, citral, mentol e óleos essenciais de pinho, eucalipto e terebentina. Estão normalmente indicados para o tratamento de afecções brônquicas agudas ligeiras, particularmente tosse produtiva ou não produtiva, e podem ser adquiridos sem receita médica.



Como sabem, não é ético referir nomes comerciais, mas de um modo geral, os médicos em Pediatria não gostam muito de medicamentos para a tosse como já foi referido noutros posts nomeadamente pelos efeitos secundários.



Portanto, supositórios para a tosse, não... e não estamos a falar obviamente de paracetamol ou de ibuprofeno.

MB

4 comentários:

Marta disse...

Olá MB,
Eu queria saber se a pomada transpulmina também é de evitar? Tenho uma filha de 3 anos e um bébé de 10 meses. Há problema se usar a pomada quando estão com alguma ranhoca e tosse?

MB disse...

Ola mãe, para já não se provou que as pomadas com cânfora, mentol ou eucalipto tenham os mesmos riscos que os supositórios mas também não está cientificamente comprovado o seu efeito benéfico. Cmps MB

Anónimo disse...

Olá boa tarde,
tenho uma bebé de 7 meses que está com tosse e expectoração. Na pesagem e em conversa com a enfermeira e posteriormente com a médica, foi-me indicado a compra da Transpulmina, no site do Infarmed vem exactamente esta indicação de que não devem ser administrados este tipo de supositórios a bebés com menos de 30 meses. Neste momento estou num impasse, pois não sei se devo ou não adquirir o dito medicamento e se não o deve administrar quais são as alternativas?
Será que me pode dar uma ajuda?
Obrigada,
Helga

MB disse...

Bom dia mae, não podemos fazer publicidade a medicamentos mas de uma forma geral os pediatras nao sao muito favoraveis a xaropes antitussicos. Por vezes alguns antihistaminincos ajudam a controlar a toss. No que diz respeito a estes supositorios, a informaçao é internacional, de entidades competentes.
Bjs,
MB