AS CRIANÇAS SÃO A MELHOR COISA DO MUNDO

São fonte de alegria e de sorrisos e raramente fingem quando estão doentes...
Este é mais um espaço que espero útil para aqueles que por cá passem ...

12/05/2012

AS CADEIRINHAS DO CARRO

Infelizmente, a causa mais frequente de morte após o primeiro ano de vida, são os acidentes, e nestes incluem-se os acidentes de viação. Por isso, é fundamental o transporte da criança em segurança e nunca se deve facilitar (mesmo que seja só por "um bocadinho"). As crianças pequenas têm uma cabeça grande proporcionalmente ao resto do corpo e um pescoço e uma coluna cervical muito mais frágeis. Após vários estudos, chegou-se então a que conclusões? Que todas as crianças com menos de 36 kgs, 12 anos ou menos de 1,50 cm devem usar um sistema de retenção específico, ou seja, não devem simplesmente sentar-se no banco do carro e colocar o cinto de segurança.
Se < de 18 meses devem viajar sempre voltadas de costas, com o cinto preso em 3 pontos, numa cadeira zero+ (até 13kgs) ou I (até 18kgs). Os pequeninos até aos 6-9 meses devem viajar nas cadeiras zero+ porque estão mais protegidos (na outra cadeira já vão mais sentados). Não devem viajar no lugar ao lado do condutor, excepto se o airbag estiver desactivado.
A maioria das cadeiras em Portugal não permitem continuar viajar de costas após os 18 meses e por isso, se > 18 meses devem viajar de frente numa cadeira (grupo II/III) ou num banco elevatório (a partir dos 7/8 anos). Proteja as crianças!

Sem comentários: