AS CRIANÇAS SÃO A MELHOR COISA DO MUNDO

São fonte de alegria e de sorrisos e raramente fingem quando estão doentes...
Este é mais um espaço que espero útil para aqueles que por cá passem ...

19/04/2010

CHICHIS E CÓCÓS

Todos os bebés quando saem da maternidade já tiveram o seu primeiro chichi e cócó e muitas vezes fazem-no logo após o nascimento.

O chichi dos bebés (e de toda a gente) deve ser amarelo. Por vezes é difícil avaliar se o bebé já urinou porque na fralda o chichi aparece misturado com as fezes. Deve alertar-vos a urina cor "vinho do porto" ou "coca-cola" e falar com o médico assistente. Durante as primeiras semanas de vida, é frequente aparecerem umas manchas alaranjadas na fralda que podem parecer sangue mas que em princípio nao serão (a não ser que vejam mesmo sangue na urina ou alguma ferida). São uns cristais que existem na urina ácida dos bébés que se chamam uratos e que são inofensivos. Às vezes, nas meninas, por haver uma baixa súbita de hormonas pode ocorrer na primeira semana de vida uma espécie de menstruação, o que também é normal.

O primeiro cócó dos bebés, chamado mecónio, é castanho-escuro, espesso e difícil de limpar. Dois a quatro dias depois o cócó modifica-se e a cor muda para castanha, verde ou amarela, tudo tons normais. Devem estar atentos às fezes brancas como se fossem "massa de vidraceiro" e mais uma vez falar com o médico assistente. Em relação à consistência podem ser mais líquidos ou menos e, na teoria, não há "prisões de ventre" com o leite materno. Certos bebés têm uma dejecção após cada mamada, outros podem ter uma de 3/3 dias, tal como os adultos. Assim, não é preciso andar constantemente a estimular o rabinho com sondas e clisteres, a não ser que se perceba que o bebé está mesmo desconfortável (irritado, choro gritado, "barriga" dura). Por vezes é tão duro que pode fazer uma pequena fissura anal que sangra, o que é normal, e mais uma vez o médico assistente poderá ajudar.

MB

Sem comentários: