AS CRIANÇAS SÃO A MELHOR COISA DO MUNDO

São fonte de alegria e de sorrisos e raramente fingem quando estão doentes...
Este é mais um espaço que espero útil para aqueles que por cá passem ...

19/04/2010

OLHOS, NARIZ, OUVIDOS E AINDA SOLUÇOS

Os olhos dos bebés devem ser limpos com compressas com soro fisiológico, de dentro para fora. As secreções tendem a acumular-se no canto do olho perto do nariz, entupindo um pequeno buraquinho que drena as lágrimas e que por isso deve ser massajado. Se o olho começar a colar, com ramela, deve contactar o médico assistente.



O nariz do bebé é muito sensível ao novo ambiente que o rodeia, defendendo-se com secreções e espirros e por isso é costume ouvir-se dizer que nasceu "constipado". Deve colocar-se soro fisiológico em cada narina mas evitar aspirar constantemente, porque após a sensação de alívio, as narinas ainda ficam mais obstruídas e o bebé respira pior, além de que se pode magoar. Se tiver tosse, ranhoca no nariz, não se alimentar bem ou estiver cansado, é diferente e tem de ser visto por um médico.



Os ouvidos produzem cera que os protege contra as infecções e por isso a expressão "os ouvidos só se limpam com os cotovelos" é bem verdadeira. Pode limpar-se com a toalha por fora e nada mais. Se notar um cheiro fétido, com pús a sair do ouvido deve procurar o médico assistente.



Os soluços resultam de espasmos do diafragma, músculo que separa o tórax da barriga, e quase sempre ocorrem depois da alimentação, devido ao ar engolido. São frequentes e passam sozinos, não tendo gravidade.

MB

Sem comentários: