AS CRIANÇAS SÃO A MELHOR COISA DO MUNDO

São fonte de alegria e de sorrisos e raramente fingem quando estão doentes...
Este é mais um espaço que espero útil para aqueles que por cá passem ...

29/04/2010

MITO NÚMERO 3

A febre e as convulsões... De um modo geral, toda a gente tem medo da febre: é o sintoma que mais motiva idas à urgência. Até prova em contrário, é sinal de infecção e é um bom sinal de resposta do sistema imunitário do corpo humano. Geralmente o medo da febre deve-se a um medo ainda maior: o das convulsões!! É assustador para quem assiste, parece demorar uma eternidade e não se sabe o que fazer. Nestas situações deve tentar-se manter a calma e perceber quanto tempo demora a crise (segundos, 5 minutos, ...), não colocar nada na boca da criança, afastá-la de objectos que possam magoá-la e perceber os movimentos que faz (se fica dura, se treme os braços e pernas, se revira os olhos, se se baba) e trazê-la para o hospital. Pode tentar medir-se a temperatura e colocar paracetamol. Durante a convulsão, a criança perde a consciência (chamam por ela e não reage) e após o episódio fica com uma grande sonolência. Os pais pensam que as convulsões estão associadas a temperaturas de 40-41ºC mas isto não é verdade. As convulsões febris banais da criança ocorrem geralmente nas primeiras 24 horas de febre e com a subida da temperatura (pode ser de 38ºC). Muitas vezes há história na família de convulsões febris em criança. Claro que há excepções: as crianças com epilepsia têm convulsões com febre porque têm uma menor tolerância à mesma, mas os pais sabem disso. Há que ter em atenção que nem todas as convulsões com febre são banais e por isso têm de ser avaliadas por um médico, sobretudo se for o primeiro episódio. Às vezes, a subida da febre dá um calafrio com um tremor que parece uma convulsão.

MB

3 comentários:

E? disse...

Muitos parabéns pelo blog!
Eu não sou mãe, e não percebo nada de como lidar com bebés. E então para mim vai ser extremamente útil ler os posts e até fazer perguntas.

beijinhos, e continuação de bom trabalho!

G. disse...

Gostei imenso do vosso blog...
Sou mãe de um menino de 5 anos... ao ler o vosso blog, lembrei-me das duvidas que tive quando ele era mais pequenino... e achei o vosso blog super-util... para uma mãe de "primeira-viagem" a simples resposta de um especialista... tranquiliza bastante.

MB disse...

Obrigada pelos primeiros comentarios!!
Um dos objectivos deste blogue consiste em fornecer informacao util, credivel e esclarecedora o que nem sempre acontece quando procuramos na esfera cibernautica. Por isso obrigada e divulguem!