AS CRIANÇAS SÃO A MELHOR COISA DO MUNDO

São fonte de alegria e de sorrisos e raramente fingem quando estão doentes...
Este é mais um espaço que espero útil para aqueles que por cá passem ...

01/05/2010

PROGRAMA NACIONAL DE VACINAÇÃO E OUTRAS VACINAS

O Programa Nacional de Vacinação é gratuito, universal e acessível a todas as pessoas. As vacinas salvam vidas e evitam sequelas importantes e por isso é fundamental fazê-las. Do nosso plano fazem parte as seguintes vacinas: Tuberculose, Hepatite B, Difteria, Tétano, Tosse convulsa, Doença invasiva por Haemophilus influenzae tipo b e Meningoco C, Sarampo, Papeira, Rubéola, Poliomielite e recentemente a do Cancro do Colo do útero (na parte inferior do blogue está o plano de vacinas; também o encontram na última página do livro rosa/azul da criança). Existem outras vacinas que não fazem parte deste plano, e vou falar-vos de duas ou três:

1) Vacina contra o Pneumococo (Prevenar ou Synflorix): protege contra algumas doenças mais frequentes como otites e outras mais graves, como pneumonias e meningites. Toda a classe pediátrica aconselha esta vacina e pensa-se que até ao final do ano pertencerá ao programa nacional;

2) Vacina contra o Rotavírus (Rotateq ou Rotarix): protege contra as gastroenterites (infecção do tubo digestivo) causadas por este vírus;

3) Vacina contra a Gripe Sazonal: protege contra as estirpes que causam a gripe sazonal e pode ser dada a todas as crianças, mas algumas têm indicações precisas para o fazer, como por exemplo, os asmáticos.

Os esquemas das vacinas devem ser respeitados e se alguma mudança houver deve ser por prescrição médica. Existem muito poucas contra-indicações para não fazer vacinas (por ex.: estar constipado não é impeditivo). Se fôr viajar, informe-se quais as vacinas obrigatórias no país em questão e, de preferência, realize uma consulta do viajante.

MB

6 comentários:

Susana disse...

olá! muitos parabéns e muito obrigada pelo blog.
tenho um bebé de 7 meses e gostava que escrevessem sobre a alimentação. isto porque há teorias diferentes sobre alimentos proibidos e recomendados (nabo, cebola, espinafres, por exemplo) e acabo por ficar confusa e fazer sempre as mesmas sopas para o puto (coitado, já deve estar farto de alho francês).
fico à espera.
obrigada!

Lolipop disse...

Antes de mais parabéns pelo blogue! Vai ser muito útil para mim e para muitas mamãs.

Tenho uma questão a fazer... a vacina da meningite e a do cancro do colo do útero já são comparticipadas?

Achas útil levar a vacina contra o rotavírus? A minha filhota vai para o infantário com 6 meses mas o pediatra não aconselha a vacina.

MB disse...

Susana, bom dia e obrigada! De diversificação alimentar escreveremos rapidamente!

Lolipop, obrigada! Quanto às questões: a vacina do cancro do colo do útero faz parte do plano nacional de vacinação mas só cobre as crianças/adolescentes entre os 10-13 anos e ainda as adolescentes repescadas nascidas entre 1992-1994, que atinjam os 17 anos entre 2009 e 2011. Portanto, fora disso é paga na totalidade ( cerca de 440 euros/3 doses). Já existem recomendações sore o benefício da vacinação até aos 45 anos de idade. Foi sugerida a comparticipação no grupo etário entre os 18 e os 26 anos, mas ainda está em estudo. Em relação à vacina da meningite, depende de qual estamos a falar, porque há muitas bactérias que podem causar meningites: a do Haemophilus influenzae tipo b e do meningococo C fazem parte do Programa Nacional e são gratuitas. A do pneumococo (Prevenar ou Synflorix)não é comparticipada e deve ser paga na totalidade 60-70 euros/dose (até ao final do ano será, em princípio, incluída no plano). Finalmente sobre a vacina do rotavírus, acho que deve ser uma decisão individual dos pais face aos esclarecimentos prestados pelo médico assistente. De acordo com as normas europeias, ela é recomendada e tem um bom perfil de segurança. Há que perceber que as gastrenterites são provocadas por muitos virus e bactérias e que a vacina protege apenas contra alguns serótipos do rotavírus.Deve ser iniciada antes dos 3 meses e terminada até aos 6 meses para a sua eficácia ser completa.O infantário é um factor a considerar neste caso.

Avessa disse...

Bom dia,

Antes de mais queria deixar os parabéns ao blogue, que promete vir a ser muito esclarecedor para todas aquelas dúvidas que nos vão surgindo no dia a dia e que vão de certeza evitar telefonemas desnecessários ao pediatra assistente.
Em relação à vacina do rotavírus
eu gostaria de deixar aqui o meu testemunho pessoal sendo que tenho consciência de que cada caso é um caso e pode ser mera coincidência: tenho um filho de 6 anos que não levou esta vacina, que penso que ainda não existia, e apesar de na altura nem estar na escola sofreu várias gastrenterites violentas com direito a desidratação etc. Tenho uma filha com 3 anos que levou a vacina, anda no infantário desde mais cedo e mesmo quando andam por lá essas viroses ela está no máximo 1 dia com sintomas, e recupera rápidamente.

rcp disse...

Ola! Antes de mais, parabens pela excelente iniciativa deste blog, e espero que tenhas bons e prósperos anos de vida :)
A minha dúvida quanto às vacinas extra-plano é a seguinte: tenho um filhote com 11 meses, e a partir de Setembro vai para o infantário. A nossa médica nunca referiu sequer essas vacinas - só as do PNV -, mas também nunca me preocupou muito, até à data, uma vez que ele estava em casa com a avó, e até agora nunca adoeceu. No entanto, ele ja vai para o infantário com 15-16 meses. Será que é necessário levar a vacina, ou já não pode, ou...? Posso ficar descansada, ou tenho de espancar a pediatra por nunca me ter referido as ditas? :)
Fico um pouco preocupada, e agora só tenho consulta aos 12 meses para tirar estas duvidas... elucidem-me por favor!!! Mil obrigadas e continuem com o projecto!

MB disse...

Ola mãe boa tarde! Segundo as recomendações, a vacina do rotavírus deve ser feita até aos 6 meses e por isso, o seu filhote já não terá indicação para a fazer. Em relação à vacina do pneumococo, converse com a sua pediatra mas poderá valer a pena fazer duas doses antes dos 2 anos.
Um beijinho