AS CRIANÇAS SÃO A MELHOR COISA DO MUNDO

São fonte de alegria e de sorrisos e raramente fingem quando estão doentes...
Este é mais um espaço que espero útil para aqueles que por cá passem ...

02/05/2010

DIVERSIFICAÇÃO ALIMENTAR

A introdução de outros alimentos que não o leite designa-se por diversificação alimentar e deve ser feita entre os 4 meses e os 6 meses. Normalmente, quando os bebés fazem aleitamento materno exclusivo, introduzem-se os alimentos a partir dos 6 meses; nas outras situações começam a comer aos 4 meses. A ideia é, ir progressivamente substituindo as várias refeições de leite, de modo a que pelos 12-18 meses partilhem das refeições dos adultos. Os alimentos sólidos nunca devem ser dados no biberão. A diversificação alimentar pode ser iniciada com sopas de legumes ou papas. Pessoalmente, prefiro iniciar pela sopa, porque é menos calórica e menos doce do que a papa. Deve ser inicialmente feita uma sopa base com cenoura, batata e um fio de azeite e ir juntando com um intervalo de pelo menos quatro dias um novo alimento, para se identificar alguma alergia potencial (courgette, alho francês, bróculos, nabo, couve, etc. Por volta dos 6 meses pode introduzir-se carne na sopa (frango, perú, borrego, vitela), aos 8 meses, massa, arroz, peixe e gema de ovo e perto do ano, a clara de ovo. As leguminosas (feijão, grão, ervilhas) devem ficar para depois dos 9 meses. As sopas podem ser preparadas e congeladas para uma semana. Pode oferecer-se maçã, pêra ou banana cozida ou em puré depois da sopa. Estas frutas são suficientes para fornecer os nutrientes necessários ao bebé, mas se quiser variar, deixe os frutos vermelhos (morango, amora), pêssego, kiwi e citrinos para depois dos 9 meses. Os boiões de frutas devem ficar para SOS. As papas podem ser oferecidas 15 dias depois do início das sopas e existem as lácteas (para preparar com água) e as não lácteas (para preparar com leite). Até aos 6 meses devem ser sem glúten (proteína que pode provocar alergias). Deve começar-se por papas simples, de um sabor, em vez daquelas multifrutas/multicereais. Até aos 9 meses, os iogurtes devem ser próprios para lactentes, e a partir daí podem comer iogurtes naturais. O leite de vaca em natureza só deve ser introduzido depois dos 12 meses. A partir daí, o bom senso dita as refeições das crianças: atenção a alimentos com que se possam engasgar (azeitonas, amendoins,..). Se houver alguma alergia alimentar conhecida nos pais, esta deve ser conhecida pelo médico assistente da criança. Queria aqui dizer que existem muitas teorias que podem encontrar sobre a diversificação dos alimentos e na verdade, há muito poucas coisas erradas e as coisas têm vindo a mudar.


A Sociedade Europeia de Pediatria que se dedica à nutrição aconselha:


- o aleitamento materno exclusivo o maior tempo possível, de preferência até aos 6 meses;


- a introdução dos alimentos entre os 4 e os 6 meses (a partir dos 6 meses, o leite não é suficiente para fornecer energia e nutrientes adequados ao crescimento e por isso, crianças que se alimentam mal e "abusem" de leite podem ter carências nomeadamente anemia por falta de ferro);


- a introdução do glúten entre os 4 e os 7 meses, de preferência sob aleitamento materno;


- a introdução do leite de vaca em natureza após os 12 meses;


Não está provado que introduzir tardiamente alimentos potencialmente alergénicos como o peixe ou ovo, reduza o risco de alergias nos bebés;


- as crianças com dieta vegetariana devem consumir pelo menos 500 mL de leite e ter uma alimentação variada que forneça nutrientes adequados ao correcto crescimento (aconselhe-se com uma nutricionista/dietista ou com o médico assistente). O veganismo não é aconselhável.


MB

14 comentários:

Maria_S disse...

Acredito que este blogue será muito bom e útil. Um grande obrigada.
Tenho a paranóia das digestões, porque acho que a minha filha demora muito a fazê-las. Quando puderem falar deste assunto....merci :).

Rita disse...

oh meu deus, este blogue vai ser a perdição... ainda s vao arrepender qd virem a torrente d perguntas, tantas vezes repetidas :) stress d mae é unico! o meu filho tem 5meses e introduzi o espinafre na sopa. n fazia a minima ideia q n podia... quao grave é isso????

Anónimo disse...

Ola Rita boa tarde e obrigada!
Nada de stresses. Os espinafres são alimentos muito ricos em ferro (tão caricaturados pelo Popeye). A questão é que esse ferro não é absorvido pelo nosso organismo, ou seja, está presente no alimento mas o nosso organismo não consegue absorvê-lo (não está biodisponível. Além disso, o consumo de espinafres impede a correcta absorção de cálcio, tão importante nesta fase de grande crescimento. Não faz mal do ponto de vista alérgico, não é perigoso por esse motivo... Descanse e deixe os espinafres para mais tarde;)

MB

Anónimo disse...

Estou a gostar muito deste blog, sem dúvida mt útil.
Sou mãe de 2 pequenos uma de quase 3 anos e um de 15 meses e sem bem o rol de dúvidas que nos perseguem.
Parabéns!!

Já agora uma dúvida

o meu mais novo tem uma pele muito branquinha e agora de vez em quando aperece umas borbulhinhas na zona das costas e/ou barriga. As borbulhas são muitas e mt pequeninas formamndo manchinhas vermelhas.
O que será? dos morangos?? que ultimamente tenho dado?? do calor??? do gel de duche??? Devo me preocupar???
desde já agradeço.

Tita disse...

Obrigado por este blog!
Penso que vai ser muito útil!
O meu filho tem 18 meses e é alérgico à proteina de leite de vaca e clara de ovo. Aliás, infelizmente, já fez um choque anifilático, teve que tomar adrelina e tudo. Um pequeno parentesis, ele nasceu com pneumonia congénita e durante os primeiros dois dias tomou leite de suplemento. A seguir consegui tirar o meu leite para lhe dar e mamou até aos 8 meses, mas aos 4 meses para introduzir o suplemento é que fez o choque. Entretanto, a alimentação dele tem sido bastante limitada, come bem a sopa com os legumes normais, já introduzi peixe, carne de frango e peru. As frutas já come pera, banana, maça, tangerina, laranja e abacaxi. Para já tudo bem! Como o pão come sempre sem nada, nas férias da Pascoa dei-lhe fiambre frango! Só, passado uma semana, quando estava a comprar num supermercado vi nos ingredientes que tinha proteina de leite de vaca!!!! Ele comeu durante duas semanas e nao teve nada! Não faço ideia se devo continuar ou não?

moimeme disse...

Muitos Parabens pelo blog! Sou leitora assidua do Paracuca e foi assim que cheguei até aqui... Tenho um filha de 2 anos e agora estou à espera de um menino para AGosto. A minha filha foi amamentada em exclusivo até aos 6 meses e depois até aos 11. Ela sempre teve problemas de obstipação, e, nos primeiros 6 meses, chegou mesmo a ficar 11 ou 12 dias sem fazer nada... todos os medicos e enfermeiros me diziam que uma vez que era so leie materno... era "normal!"... Enfim, hoje estamos a despistar a doença de Hirschprung... quando puderem falr sobre isso...
Obrigada!

Patita disse...

Olá!
Que bom, uma forma de tirar dúvidas sem massacrar a pediatra do meu filho!
O meu filho tem 21 meses e sempre teve apetite, são poucas as coisas que não entram na sua santa boca!
No entanto ele tem modificado o padrão de crescimento... ou seja se ele ate agora sempre foi percentil 75 de altura e peso, neste momento permanece com este percentil em altura, mas baixou para o percentil 50 no peso...
A pediatra dele disse para não me preocupar muito com isso, no entanto,e como mãe de 1ª viagem fico apreensiva, pois apesar dele comer muito bem, está mais esguio, sem os rufegos e a barriguinha de bébé a que estava habituada...
Não me devo preocupar?

Anónimo disse...

Olá!! Quye maravilha, um sítio que tenho a certeza que vai ser bombardeado de milhares de perguntas... e já agora, para começar em beleza... Tenho uma filha com 17 meses e a pediatra ainda quer que ela beba leite de fórmula (Bebe o Enfalac 3 Premium), ela adora, mas a verdade é que ela cada vez bebe mais leite, e ... as latas são caríssimas, será que ela já pode beber leite normal? Se sim, qual devo comprar? Como lhe dou?

Obrigada

MB disse...

Maria-S boa tarde? "paranoias com as digestoes" como assim? Especifique um pouquinho para podermos ajudar.

"borbulhas no corpo": em principio sera uma sudamina, uma discreta reaccao ao calor em peles mais sensiveis e nao precisa preocupar-se.Mas se associa a algum alimento o melhor sera remove-lo e aguardar.

Brevemente falaremos entao de doenca de hirshprung

gralha disse...

Que jeito me vai dar este post. Vou no segundo e já não me lembrava de tudo (e não confio 100% na minha pediatra americana no que diz respeito à alimentação). Obrigada!

MB disse...

Tita, boa noite! A alergia/intolerância às proteínas do leite de vaca (plv) é frequente e ocorre quando os bebés entram em contacto com estas proteínas, normalmente nas fórmulas para lactentes ("leites de lata") ou mais tarde com o leite de vaca em natureza. Pode manifestar-se sobretudo de três formas: alterações na pele (manchas, babas), alterações intestinais (vómitos e diarreia, por vezes até com sangue) e dificuldade respiratória, esta talvez a mais grave. Na teoria, tudo o que contenha PLV deve ser excluído da alimentação até indicação médica contrária. Geralmente pelo perigo da reacção alérgica grave, a reintroduçao das PLV é feita em ambiente hospitalar. Por isso aconselho a que não dê nada que possa conter sequer vestigios de PLV. Há que entender que este rótulo não tem que ser eterno e um bebé com intolerância às PLV pode deixar de o ser mais tarde!

Patrícia, ola! Na faixa etária do seu filho, a partir dos 12 meses, existe um fenómeno chamado "anorexia fisiológica". Anorexia sinónimo de perda de apetite, fisiológica = normal, ou seja, até ao primeiro ano de vida o bebé tem o seu boom de crescimento, duplicando e triplicando o seu peso que só volta a repetir mais tarde, no período de adolescencia. Entretanto vai crescendo no seu canal, mas é frequente poderem mudar de percentis. O ideal é terem a mesma curva de percentil no peso e na altura, mas com as constipações, diarreias, o que sofre primeiro é o peso. Portanto, concordo com a sua pediatra, não tem mesmo que se preocupar, a não ser que o percentil de peso venha por aí abaixo e o da altura também.

Ana, ola! Em princípio a partir dos 12 meses pode iniciar o leite de vaca em natureza, a não ser que haja alguma suspeita de alergia na criança que faça o pediatra atrasar a introdução do leite. De resto, o leite mimosa ou vigor meio gordo são bons leites e não precisam de ser leites especiais de crescimento, porque esses têm excesso de proteínas e açucar.

Inês disse...

Olá, boa tarde
Que óptima ideia criar este sítio...
Tenho uma filha com dois anos e gostava muito que um dia destes escrevessem sobre o desfralde e a melhor maneira de o fazer.
Obrigada
Inês

Teresa disse...

Parabens pelo blog! Vai ser mto util, de certeza! tenho um bebe com 21 meses.
bjss

Maria_S disse...

Olá MB, a minha paranóia é porque não deixo a miúda comer nada quando se aproxima a hora de lhe dar banho. Na altura da praia então é uma dor de cabeça...."não comas senão não podes ir ao banho". Acho que ela tem de fazer sempre 3 horas no mínimo. Vejo que a maioria dos pais não se rala com isto. Obrigada pela atenção. Bjinhos.