AS CRIANÇAS SÃO A MELHOR COISA DO MUNDO

São fonte de alegria e de sorrisos e raramente fingem quando estão doentes...
Este é mais um espaço que espero útil para aqueles que por cá passem ...

07/05/2010

TRAUMATISMO CRANIANO

O nome traumatismo craniano assusta muito mas não é mais do que o próprio nome indica: uma pancada na cabeça (por queda, por bolada, por embate,...). As crianças pequenas costumam ter vários traumatismos cranianos mínimos quando começam a andar (ou a correr), geralmente sem importância. Batem com a cabeça, caem, levantam-se, fazem beicinho, choramingam um pouco sobretudo quando os pais vêem e continuam a brincar. Por vezes podem fazer pequenas feridas, que se forem escoriações apenas precisam de gelo e desinfecção mas se forem feridas abertas têm de ser avaliadas porque podem precisar de cola biológica, uns pensos especiais ou mais raramente de "coser".

Agora, atenção:

Aos bebés que a partir dos 4, 5 meses rebolam e caem da cama dos pais (ai Dra. mas fui ali só um segundo) ou aos recém-nascidos que caem do colo dos irmãos ou aqueles que caem dos ovos que estão em cima de mesas e cadeiras!! (O ovo é para estar no chão!)

Em qualquer idade atenção a estes sintomas após traumatismo: perda de conhecimento, vómitos persistentes, comportamento estranho, alterações visuais, movimentos estranhos como convulsões e dores de cabeça intensas.

MB

3 comentários:

Starfish disse...

Olá! :)
Tomei a liberdade de deixar um post sobre vós, no meu blog! :)
Parabéns pelo "serviço público!"
*

MB disse...

Muito obrigada;)
MB

___________________________ disse...

Nós também tomamos a liberdade de fazer divulgação do vosso blog.
Obrigado por este espaço.

http://sonhosmagiaefantasia.blogspot.com/