AS CRIANÇAS SÃO A MELHOR COISA DO MUNDO

São fonte de alegria e de sorrisos e raramente fingem quando estão doentes...
Este é mais um espaço que espero útil para aqueles que por cá passem ...

05/05/2010

A obstrução fisiológica do canal lacrimal

A propósito de mais um e-mail. A maioria das pessoas não sabe mas desconfia que há um canal que liga os olhos ao nariz. De outra forma pensarão que choramos ranho o que sendo divertido é, seguramente, menos romântico. Adiante. Nós, os humanos (os que não o fazem são monstros), produzimos lágrima de forma constante. Esta lágrima serve para lubrificar o olho e impedir que haja lesão da córnea (é importante, acreditem) quando piscamos os olhinhos. Para não andarmos sempre a chorar a lágrima é escoada pelo canal naso-lacrimal. Ora os pequenitos têm, por vezes, o canal estreitado no sitio onde está a seta que desenhei sozinha no paint. Este fenómeno leva à acumulação de lágrima no olho, que seca e inflama com regularidade dando origem a um quadro de conjuntivites de repetição. Sendo rigorosa a maioria destas conjuntivites são víricas e só precisam de uma limpeza mais insistente com soro fisiológico dispensando os antibióticos. A evolução natural é que o canal adquira uma dimensão normal e o problema desapareça com o crescimento. Logo é esperar e não tratar demasiadas vezes. Há casos particulares em que as crianças devem ser operadas como quando fazem dacriocistites (infecção da glândula lacrimal) de repetição mas são os casos mais raros. Se restarem dúvidas podem consultar um oftalmologista.
Dra Muxy

7 comentários:

Rita disse...

Dra Muxy

este blog é muito bom(tal como o seu) e sem dúvida vai ser uma excelente a ajuda. Aconteceu isso com a minha 3ªfilha,era conjuntivites constantes e procurei um oftalmologista pediatrico que disse que até ao 1º ano que passaria, se não e dado as repetidas iriamos para a operação... aos 6 meses passou!!!

Salomé disse...

Olá boa noite
O meu bebé também nasceu com o canal lacrimal obstruido, o pediatra tranquilizou-nos dizendo que passaria até completar um aninho.Assim foi antes dos 6 meses passou, conjuntivites só uma e foi quando entrou no colégio.
Parabéns pelo blog está fantástico irá ajudar muitas mamãs.
Salomé

patricia disse...

OLá. Tenho uma bebe com 6 meses. Um dia tinha ela 3 meses acordou com um olho "colado"tadinha chorava porque não o conseguia abrir e eu,parva, não me tinha apercebido, limpei com soro,nunca mais aconteceu. Agora acorda todos os dias de manhã cheia de remelas, ou conjutivite não sei bem o que é,quando fui dar-lhe as vacinas dos 6 meses falei com a enfermeira, visto que é so de manha que isto acontece não devo preocupar-me e continuar so a limpar com o soro,posso ficar descansada faz hoje uma semana que acontece todos os dias?

MB disse...

Mae, boa tarde! Provavelmente com uma semana a fazer ramelas no olho, o soro já não será suficiente e a criança deverá ser avaliada por médico assistente porque pode precisar de fazer gotas que contêm antbiótico.

Anónimo disse...

Bom Dia

Com o meu menino aconteceu o mesmo
nasceu assim com os dois obstruídos. Um deles passou num espaço de 2 meses, o outro só por volta dos 6 meses.
Tadinho fazia-me tanta confusão ele a querer abrir os olhitos e não conseguir.
Tinha de andar sempre com o soro atras.

Anameg disse...

Bom dia,

A minha filha nasceu com os dois obstruidos, fez a operação para desobstruir mas a medica disse que num dos olhos não tinha mesmo o canal,o facto foi que não nos deu soluções e ela continua acordar com os olhos colados e cheios de ramelas o que podemos fazer?

Anónimo disse...

Your insight view is usefule for me. Thanks!

car hire from alicante airport and Car Hire alicante